terça-feira, 29 de março de 2011

Casal gay ganha processo histórico depois de ser recusado em pousada cristã no Reino Unido.

RIO - Um casal gay ganhou um processo histórico contra os proprietários de uma pousada à beira-mar, em Cornwall, no Reino Unido. Religiosos fervorosos, Pedro e Hazelmary Bull se recusaram a dar um quarto de casal a Martyn Hall e Steven Preddy em 4 de setembro de 2008.

" Os demandantes são uma família aos olhos da lei, assim como os réus. Ambos têm o direito de não serem discriminados, seja por suas opções sexuais ou por suas crenças "

Segundo relatos dados a agência SWNS, "isso ia contra sua consciência cristã". Eles seguem uma política rigorosa em seu estabelecimento, só permitindo que casais heterossexuais dividam quartos.


Afrontados, Martyn e Steven tomaram medidas legais, alegando que a negativa era uma "discriminação direta", em razão da orientação sexual dos dois. O Tribunal do Condado de Bristol concordou que houve violação da Lei da Igualdade e determinou que o casal recebesse uma indenização de R$ 4.813 cada como compensação pela dor e o constrangimento sofridos.

Após a sentença, Martyn e Steven disseram que a decisão consagra o princípio de que uma parceria civil tem o mesmo estatuto jurídico que um casamento entre um homem e uma mulher. Já os proprietários da pousada creem que o resultado é mais uma prova de que o Cristianismo está sendo "marginalizado" no Reino Unido moderno. Eles podem recorrer.

Em sua decisão, o Juiz Rutherford disse:

"Estou bem ciente da importância deste caso e ciente também dos pontos de vista profundamente arraigadas em ambos os lados. Ambos podem legitimamente reivindicar o direito a ter sua vida privada e familiar respeitada. Os demandantes são uma família aos olhos da lei, assim como os réus. Ambos têm o direito de não serem discriminados, seja por suas opções sexuais ou por suas crenças. Não há diferença material entre o casamento e a parceria civil", acrescentou.
Os proprietários da pousada que se recusaram a hospedar o casal gay - Reprodução

Martyn e Steven fizeram a reserva do quarto duplo no Chymorvah Private Hotel, em Marazion, perto de Penzance, por telefone. A proprietária, de 66 anos, tomou a reserva e assumiu que se tratava de um casal heterossexual. Quando Martyn e Steven chegaram no dia seguinte, o gerente de pousada, Bernie Quinn, disse que eles não poderiam se hospedar no quarto de casal porque isso feria as "regras da casa".

O casal vive em Brislington, Bristol.

Data: 21/01/2011
Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário